terça-feira, 10 de novembro de 2009

Escuro ao meio

Esses últimos dias escuros e embaçados, me fizeram pensar um pouco mais sobre mim... Não, eu não estou depressiva e nem melancólica – é só conjuntivite. Mas usar óculos escuros em tempo integral e ter que evitar a luz, me deixaram um pouco mais voltada para a relação entre interno e externo.. indivíduo e ser social.. essas coisas “psico-socio-antropo-filosoficas” que mentes perturbadas como a minha criam... Por exemplo: Por que será que, mesmo tendo um atestado médico dizendo que eu não posso trabalhar, uma autorização dos meus chefes para ficar em casa e meu próprio espelho para provar que não devo pisar naquela escola por alguns dias, ainda sim eu me pego com remorso, como se estivesse enganando alguém ou abandonando meus alunos? Desde quando eu comecei a me importar tanto com o meu trabalho? Tenho medo de ser viciada nisso... O sistema faz a gente pensar que é obrigado a trabalhar a qualquer custo ou não é digno de um crescimento ou status social? A família? A empresa? De onde vem a responsabilidade? Penso que parte dela, que faz com que eu me importe com meus alunos e vá até a escola, mesmo doente, para ajudar a preparar as aulas deles que outros professores darão, venha da minha paixão pela profissão.. pela educação, na verdade, e do respeito pessoal que tenho por cada um deles.. Mas e a outra parte? Aquela que faz com que, mesmo estando tudo ajeitado por lá, eu fique aqui, me sentindo uma picareta enganadora por estar em casa, enquanto os outros fazem meu trabalho? De onde vem a culpa?

5 comentários:

Marcela Brunelli disse...

Eu não sei nenhuma das respostas às perguntas que vc fez. A responsabilidade não me parece uma coisa inata ao ser humano.. Acho que essa sensação vem do fato de que vc tá se sentindo bem, "só" tá com óculos escuros, o que faz vc pensar que tem condições de trabalhar. Mas, parte disso se deve ao respeito pelos alunos, mesmo (creio eu). E se vc tem isso, ou terá um futuro desesperado com os rumos da educação no Brasil, ou um futuro que que vai ajudar a transformá-la. Força nos dois, Deh!
Bjin

André disse...

Essa culpa vem do que vc é! E eu só posso pensar em aplaudir uma atitude dessas!
Pensa comigo, se fosse qnd vc trabalhava na GV vc se sentiria culpada?
Mas quando o assunto é educação, você se envolve com uma paixão gigantesca! Desde que eu te conheci, vc sempre se preocupou em ser um boa educadora, agora por esse texto, mesmo sem ter ido assistir uma aula sua, eu tenho certeza que vc se tornou uma ótima educadora.
Professores picaretas que querem apenas receber os salários e não se importam com o que ensinam ou qnd vão deixar os alunos tem vários, agoras os que se preocupam são poucos.
Parabéns Deh!

BaitaBlog disse...

"Para ser grande Sê inteiro.
NADA QUE É TEU, EXAGERA OU EXCLUI.
Sê Todo em cada coisa,
Põe Quanto és no minimo que fazes.
Por isso, em todo
Lago a lua toda brilha,
Porque alta vive." (F.Pessoa)

Saudade boa de tu

Beijo

Raffa!

Unknown disse...

Querida
O Marcelo Camelo mandou te dizer isso:

http://www.youtube.com/watch?v=C2i5XiYmgq4

Essa minha vida de aviãozinho...

Dressa disse...

per professor né profissão não, meu bem, it's a way of life! hehe